Décimo segundo episódio:
O dia estava frio, mas o sol ténue de inverno inundava as vidraças com os seus raios envergonhados mas mornos e aconchegantes. Os sorrisos das crianças aqueciam, simultaneamente, o degrau mágico por onde iria chegar o senhor bispo, D. Manuel Linda, bispo-auxiliar da arquidiocese de Braga.
Estávamos na tarde do dia 10 de Fevereiro. Às 14 horas começou a visita, primeiro pela escola da Anta onde a funcionária, os professores e os alunos esperavam tão ditoso visitante.
A recepção começou com uma largada de pombas, símbolo da paz e da amizade. Logo de seguida os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da escola da Anta, antes de entrar e conversar com os alunos.
Lá dentro as crianças tiveram a oportunidade para conversar com o digníssimo bispo e de lhe colocar algumas perguntas.
Também houve um momento para entregar prendas e ao fim de alguns minutos a comitiva partiu em direcção à segunda escola: EB1 de S. Gonçalo.
Hora de Cristo: 15 horas. A escola de Cavalões, São Gonçalo, repousa eterna na brisa fresca da tarde. As aves chilreiam ainda envergonhadas devido à invernia que teima em empobrecer os solos e as primeiras ervas. O séquito bispal chegou de forma calma e tranquila, escolhendo os passos e colhendo os olhos ingénuos mas aguçados dos alunos.
Primeiro, foram dadas as boas-vindas: as flautas perfumaram o ambiente, as vozes enfeitaram a suavidade da tarde. Depois, vieram as perguntas, curiosidade de uma idade que ousa descobrir o “porquê” das coisas.
O senhor bispo pediu que fossem bons alunos, melhores filhos e ainda mais responsáveis cidadãos. Os alunos pediram atenção e boas notas, os professores, por sua vez, silenciosamente, pediram bonança para o seu futuro.
Os repórteres da ícaro entrevistaram o senhor bispo e ficaram a saber muito sobre os seus tempos de escola e vida religiosa.
Mais tarde, mesmo ali ao lado, chegou a vez dos meninos e meninas mais novos de Cavalões receberem o Dom Manuel Linda.
No jardim de infância de Cavalões as crianças receberam com canções, sorrisos e muito carinho o bispo auxiliar de Braga.
O jardim de infância não quis deixar esta visita sem presentes e ofertou-o com um livro feito pelas crianças, flores e muita alegria. Aqui também havia perguntas a fazer o Bispo, carinhosamente, respondeu a todas.
No final, tomou a palavra o Dr. Jones Maciel, diretor do agrupamento para agradecer o trabalho de todos nesta fria mas calorosa tarde e para convidar o visitante a assinar o livro de honra do Agrupamento.
A tarde terminou com um apreciado lanche, servido pelos alunos do curso CEF – Empregado de Mesa. Todos estavam felizes desde as crianças aos adultos.
Efetivamente, a visita do Senhor Bispo Auxiliar da arquidiocese de Braga, D. Manuel Linda foi, para os docentes, auxiliares e alunos, um motivo de alegria, partilha e reconhecimento pela atividade desenvolvida em contexto escolar. Paralelamente, estivemos perante uma iniciativa em que foi privilegiado o espírito de abertura à mais alta entidade religiosa da diocese. Paralelamente, este ato social, cultural e religioso pautou-se pela assunção de uma maneira de estar ecuménica, plural e universal.
______
Apresentação: Bruna e Diogo Carvalho (EB1 de Cavalões)
Guião: Aurora Pais, Célia João, Rita Azevedo e Pedro Dias
Imagens: José Moreira Oliveira e Pedro Dias
Edição: Pedro Dias.