Numa bela manhã de outono, no dia catorze de outubro, os alunos, os professores e as auxiliares da escola e do Jardim de Infância de Outiz fizeram uma saída de campo à Quinta de Outiz. Fizeram esta visita para conhecer os efeitos do outono na natureza, recolher animais e plantas para estudar na sala e aprender experimentando.
Todos tiveram a oportunidade de ver um pomar com frutas, um bosque de castanheiros, uma vinha gigante e vários tanques de água cheios de plantas e sapinhos coaxantes.
A visita começou pelo pomar onde havia macieiras, laranjeiras, nogueiras, limoeiros, carvalhos, figueiras e pereiras. Aí os alunos espalharam-se pelo meio das árvores de fruto e recolheram muitas peças de fruta, folhas e insetos que levaram para a escola.
Também viram armadilhas para as moscas que o senhor Guilherme explicou como funcionam. Estas eram penduradas nas árvores usando garrafas de plástico com quatro pequenos furos e um líquido que atraía as moscas fêmeas, assim a fruta não ganhava bicho e não era preciso usar produtos químicos.
O chão do pomar estava cheio de eras, trevos e ervas altas que chegavam aos braços dos meninos mais pequenos. As árvores já tinham poucos frutos porque a colheita já tinha sido feita e as copas estavam todas pintadas de verde, amarelo e castanho. Havia uma laranjeira com uma copa tão frondosa que parecia uma casa com janelas e portas!
De seguida foram ver as videiras que estavam dispostas em linhas paralelas, bem organizadas e que faziam um efeito visual muito bonito. Recolheram folhas caídas, uvas secas e repararam que não havia uvas porque a vindima já tinha sido feita.
Seguiram em direção aos castanheiros e, quando lá chegaram, viram que o chão estava cheio de cogumelos, insetos, ouriços e de castanhas. De repente começou a chover com muita intensidade e tiveram de ir embora, à procura de um abrigo que estivesse próximo. Acabaram por se reunir numa espécie de arrecadação junto à entrada da quinta onde se organizaram para regressar à escola.
De volta à escola, juntaram os materiais recolhidos numa mesa rica e muito colorida que encheu o pavilhão de cores e cheiros de outono.
Foi uma manhã diferente, mas muito divertida que querem repetir.
Sem comentários:
Enviar um comentário