Vigésimo episódio:
O ano letivo começou há pouco tempo mas nós já arregaçamos as mangas e começamos a explorar os conteúdos da escola.
Os alunos mais velhos da escola de Gondifelos ao longo de uns dias tornaram-se cientistas e aprenderam através do ensino experimental.
Ao longo de cinco dias os alunos do 4° ano observaram um recipiente onde havia um osso de frango mergulhado em vinagre e outro recipiente com um ovo também mergulhado em vinagre. O osso que estava no recipiente com vinagre, após os cinco dias, ficou flexível e perdeu a dureza.
No caso do recipiente com o ovo, foi verificado logo no dia seguinte, que este perdeu a dureza na casca e tornou-se mole como se fosse borracha. Com isso, eles concluíram que o vinagre retirou o cálcio que conferia a dureza ao osso e à casca de ovo, pois é um ácido.
Assim, sim. É divertido aprender.
Outra forma de aprender é viver os acontecimentos. E foi desta forma que no dia 8 de outubro os alunos do 4º ano de Gondifelos e dos 3º e 4º anos de Outiz e Cavalões participaram na abertura da caravana de Educação Rodoviária em Vila Nova de Famalicão. Esta ação, destinada aos alunos mais velhos do 1º ciclo do nosso concelho foi organizada em parceria entre a Fundação MAPFRE e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
O seu objectivo principal é promover os comportamentos e atitudes responsáveis em prol da prevenção e segurança rodoviária. Nós tivemos a oportunidade de inaugurar o evento que contou com as mais altas individualidades do nosso concelho. Agora seguem-me mais 600 crianças!
Pois, mas não são apenas os mais velhos que estão a aprender, os mais novos também já têm trabalho para mostrar.
Os meninos do segundo ano, inspirados numa conhecida lengalenga, fizeram novas rimas bem divertidas.
Em Outiz, os meninos do 1º ano tiveram a ajuda dos colegas do segundo ano e decoraram um divertido destrava-línguas de Luísa Ducla Soares.
Por Gondifelos, os meninos do 1º, 2º e 3º anos têm desenvolvido atividades relacionadas com o outono e têm-lhe dado as boas vindas de várias formas, principalmente fazendo pinturas usando técnicas variadas.
Em Outiz, a associação de pais organizou uma desfolhada tradicional para lembrar este antigo costume e para angariar fundos para as suas actividades junto das crianças. A escola também colaborou e ensaiou uma música típica e no dia 5 de outubro as crianças de Outiz lá estavam muito felizes e aperaltadas para a celebração.
A festa começou num campo onde o milho foi colhido pelos adultos. Depois foi a vez de uma chega de bois carregar o milho para o Solar de Gemunde. Pelo caminho houve tempo para muitas cantorias e diversão. Mais à tardinha o senhor Padre Daniel celebrou a missa na capela do solar e depois a festa continuou com cantorias, comes e bebes e, claro, com a desfolhada das espigas.
Foi uma tarde e noite muito bem passada, em que todos (miúdos e graúdos) aprenderam coisas novas.
______
Guião: Pedro Dias
Apresentação: Mariana e Pedro
Imagem e vídeo: Adelina Oliveira, Associação de pais de Outiz e Pedro Dias
Edição: Pedro Dias
Produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos