terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Festa de Natal em Gondifelos

No dia 13 de Dezembro pelas 13.30h, no ginásio do P3, os alunos, professores, assistentes operacionais, um grupo significativo de pais/encarregados de educação e também uma representante da direção do Agrupamento – assistiram e apreciaram os dotes artísticos de declamação, canto, música, dança nos seus variados estilos e representação teatral dos vários atores de todas as turmas.

Houve a colaboração de todos os professores, titulares de turma e dos professores de inglês, moral e AEC´s para que a festa fosse repleta de sucesso. Por fim, foi a vez dos pais /encarregados de educação… 

Estes quiseram apresentar a todos os presentes uma interessante e engraçada peça onde os animais e a natureza, bem caracterizados, deram voz à mensagem “O Natal deve ser vivido com amor e partilha”. Todos os atores foram verdadeiras estrelas que brilharam nesta tarde de festa e alegria.

Tal foi encanto das crianças pelos momentos oferecidos pelas diferentes atuações, que por momentos se esqueceram da personagem sempre presente num Natal… o Pai Natal. Este chegou com os sacos encarnados às costas cheios de prendas! Rasgaram-se os embrulhos, apreciaram-se os presentes e saborearam-se os chocolates.
Alegria e felicidade nos rostos de todos! Queremos o Natal todos os dias....Vamos tentar?


segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Festa de Natal em Outiz

Os alunos, pais e professores de Outiz celebraram no passado dia 15 de Dezembro a sua tradicional festa de Natal.
Tal como em anos anteriores, a Associação de Pais organizou a festa de Natal com a colaboração dos professores e dos funcionários da Escola EB1 e do Jardim de Infância de Outiz. Desta vez a festa, que estava aberta a toda a comunidade de Outiz e arredores, procurava relembrar estas tradições natalícias bem como angariar fundos para o relvado do recreio da escola do 1º ciclo.

Este ano, além das belíssimas participações dos alunos (dos mais pequenos aos finalistas do 1º ciclo) e da divertida animação proporcionada pelas mães e pelos pais das escolas houve emocionantes novidades.

A festa serviu também para homenagear (de forma surpresa) a Educadora Matilde que este ano cumpre 25 anos de serviço no jardim de infância de Outiz. Alunos que passaram pela sua sala ao longo dos últimos 25 ano não deixaram passar esta oportunidade e presentearam-na com um bolo, flores, poesia, música e muito afeto. A educadora Matilde, emocionada, agradeceu o gesto da comunidade educativa e devolveu à sala o gesto com um caloroso abraço aos seus meninos e meninas.

Também foi diferente a chegada dos presentes, este ano. O Pai Natal chegou não num trenó mas numa charrete e desta vez veio acompanhado com os seus duendes que traziam vários carrinhos cheios de prendas para todos os meninos. A alegria foi indescritível e todos adoraram este momento.

No final da festa, foi feito o sorteio das rifas, foram entregues os prémios aos vencedores presentes e abriu-se a mesa para o tradicional lanche.
De barriga cheia e com o coração mais feliz todos foram para casa envolvidos no espírito natalício que a época pedia.

Vejam:

#23 - o mês das festas e visitas de estudo

Vigésimo terceiro episódio:

Os meninos do primeiro ano de Gondifelos estão há pouco tempo nesta escola nova e mas já conseguem explicar o que acham desta nova etapa na sua vida.

No dia 20 de novembro celebrou-se por todo o país o dia nacional do pijama. Esta iniciativa procurava chamar a atenção para as crianças que não têm uma família para viver e que se encontram em instituições de acolhimento.
Os alunos do jardim de infância e do 1º Ciclo nesse dia foram para a escola e passaram o dia de pijama. Ao longo do dia, os professores prepararam atividades diferentes de forma a lembrar as crianças desta triste realidade. Mas os alunos e as família não ficaram indiferentes e encheram dezenas de "casinhas dos pijamas" com notas e moedas para oferecer à associação "Mundos de Vida" que organizou este dia.
No fim do dia todas as crianças voltaram a casa com o sentido de "dever cumprido" e com um sorriso pois, cada um à sua maneira, ajudou um outro menino mais necessitado.

Entretanto, no dia 6 de dezembro, os alunos do jardim de infância e do 1º ciclo de Outiz foram viajar até à "Terra dos Sonhos", em Santa Maria da Feira. A Associação de Pais de Outiz, como já tem vindo a fazer nos últimos anos, voltou a oferecer uma visita de estudo "natalícia" aos seus alunos.
Ao início da tarde, os alunos estavam a postos para se deslocar para a terra do Natal. Depois de uma viagem de autocarro, lá estavam eles, cheios de sorrisos e entusiasmo, prontos para entrar no parque.
Lá tiveram a oportunidade de assistir a espetáculos de teatro, escalar árvores e até descer em slide. Alguns meninos foram até à "Casa do Pai-Natal" e outros até conseguiram fazer festinhas a dragões que andavam lá pelo espaço.
Ao final da tarde, já de noite, voltaram para a escola. Estavam cansados mas felizes e com vontade de lá voltar, dentro em breve!

_____
Guião: Pedro Dias
Apresentação: Alexandre e Matilde
Imagem: Adelina Oliveira e Pedro Dias
Edição: Pedro Dias
Produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

alunos de Outiz foram à "Terra dos Sonhos"

No dia 6 de dezembro, os alunos do jardim de infância e do 1º ciclo de Outiz foram viajar até à "Terra dos Sonhos", em Santa Maria da Feira. A Associação de Pais de Outiz, como já tem vindo a fazer nos últimos anos, voltou a oferecer uma visita de estudo "natalícia" aos seus alunos.

Desta vez o local escolhido foi o parque natalício "Terra dos Sonhos" em Santa Maria da Feira.

Ao início da tarde, os alunos estavam a postos para se deslocar para a terra do Natal. Depois de uma viagem de autocarro, lá estavam eles, cheios de sorrisos e entusiasmo, prontos para entrar no parque.
Lá tiveram a oportunidade de assistir a espetáculos de teatro, escalar árvores e até descer em slide. Alguns meninos foram até à "Casa do Pai-Natal" e outros até conseguiram fazer festinhas a dragões que andavam lá pelo espaço.

A visita começou com todo o grupo a dar uns passinhos de dança na pista da mini-discoteca, depois foi a altura de ver e ouvir o delicioso musical "Nora, a princesa guerreira". Todos adoraram e logo de seguida foi a altura de um delicioso lanche que a Associação de Pais preparou para as crianças.
Infelizmente havia tanta coisa para ver e experimentar que não foi possível ver tudo. Mesmo assim pelo caminho ainda foi possível alguns meninos experimentarem andar pelas árvores, visitar a casa do Pai Natal e até tirar uma fotografia com ele. Outros até tiveram a oportunidade de "brincar" com uns dragões que estavam a passar por ali perto.

Mais tarde foi a vez de ver o espetáculo do "Porto dos Piratas". Foi mais um musical cheio de música, animação e muitas gargalhadas.
Depois o grupo dividiu-se: os mais corajosos foram tentar subir às árvores mais altas do parque e depois deslizar pelo slide até à outra ponta do parque; os mais "terrenos" foram para a mini-discoteca dar mais uns passos de dança pois o frio convidada a manter os pés e o corpo em movimento.

Ao final da tarde, já de noite, voltaram para a escola. Estavam cansados mas felizes e com vontade de lá voltar, dentro em breve!

Vejam:

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

#22 - Os magustos e o Quadro de Honra

Vigésimo segundo episódio:

No passado dia 11 foi dia de S. Martinho e nenhuma escola deixou passar o dia sem o seu Magusto.
Em Cavalões o dia acordou solarengo. São Pedro e São Martinho fizeram umas tréguas e os dias de chuva deram lugar a um sol radioso e quentinho.  São Martinho estava em festa, comemorava o seu dia e nós, aqui na escola, também quisemos participar nos festejos com diversas atividades alusivas a este dia.
Da parte da manhã visualizamos a tradicional lenda de São Martinho, no quadro interactivo, e dedicamos algum tempo à expressão plástica. Fizemos cartuchos para aconchegar as castanhas quentinhas que iriamos assar mais tarde.  Enfeitamos os cartuchos com a “Maria Castanha” e cada um de nós completou o trabalho com enfeites a seu gosto.  Para completar as “brincadeiras” da manhã cantamos uma canção alusiva a este dia.
À tarde, com a colaboração de alguns pais, assaram-se as castanhas num fogareiro para estas ficarem menos enfarruscadas e não nos sujarem as mãozinhas delicadas. Enquanto o perfume das castanhas assadas pairava no ar, fizemos uma fogueira com caruma para que todos pudéssemos pôr à prova a nossa capacidade de saltar sem nos queimarmos. Depois das castanhas assadas todos se deliciaram com este fruto do outono tão saboroso e perfumado. Para ajudar a empurrar as castanhas bebemos sumo de laranja.
Já o sol começava a querer fugir quando nós começamos a saltar à fogueira. No fim, com a cinza que restou enfarruscamo-nos todos de tal maneira que quase só se viam os olhos.
Foi sem dúvida um dia diferente e bastante divertido.

Em Gondifelos, o S. Martinho também não foi esquecido.
O ditado popular refere que “toda a festa quer véspera” e como tal a semana anterior foi aproveitada pelos alunos do 1º ciclo e familiares para a realização da embalagem que recebesse as castanhas. Esta, tinha de ser executada com materiais reciclados, como é tradição encontrar nas feiras e festas da época.
Surgiram importantes “obras de arte” que ornamentaram o átrio exterior da escola P3 durante uma semana. Professores e comunidade apreciaram com satisfação os dotes artísticos da comunidade.
Após dias de chuva intensa, mais uma vez S. Martinho fez o “milagre” e presenteou-nos o dia 11 de novembro com sol radioso para possibilitar a comemoração deste dia, tão esperado pelos alunos.
Durante a manhã, várias atividades relacionadas com a efeméride foram desenvolvidas na sala de aula das turmas de pré-escolar e 1º ciclo. À tarde todos os alunos, com entusiasmo e alegria, se reuniram no pavilhão da escola P3 para assistir à lendária dramatização de S. Martinho por brilhantes atores (os alunos do 4º ano). Os alunos do 3º ano apresentaram os provérbios recolhidos junto da família e os mais pequeninos, do pré-escolar, exibiram os seus dotes musicais com canções alusivas ao tema. De seguida o recreio exterior foi o palco da brincadeira: roda à volta das castanhas a assar na fogueira, saltos por cima dela, fumo, euforia, ...
As castanhas ficaram assadas e prontas para colocar nos cartuchos. Estavam “quentinhas e boas” acompanhadas pelo sumo. A brincadeira continuou e  enfarruscaram as mãos e a cara uns dos outros.  Foi um dia de alegria, satisfação e tradição.

Por Outiz, o dia também foi de festa. Vejam o relato feito pela Eduarda, do segundo ano, sobre as atividades deste dia.

Mas o dia 15 de novembro foi a altura da grande festa de todo o agrupamento, com a entrega dos Quadros de Honra.
O Agrupamento de Escolas de Gondifelos reuniu a sua comunidade educativa para homenagear os seus melhores alunos e também uma aluna pelos seus resultados em atividades extracurriculares. Foram também homenageados os professores aposentados no último ano letivo . Tudo isto aconteceu numa grande festa onde os alunos foram os principais atores e que contou com a participação do Rancho Folclórico de Gondifelos e do Grupo Musical "Pedra d'Água".

_____
Guião: Augusta Pinto, Lúcia Meira, Pedro Dias, Zélia Silva
Apresentação: Ana e Ricardo
Imagem: Adelina Oliveira, José Oliveira, Pedro Dias
Edição: Pedro Dias
Produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O Quadro de Honra

O dia 15 de novembro foi a altura da grande festa de todo o agrupamento, com a entrega dos Quadros de Honra.
O Agrupamento de Escolas de Gondifelos reuniu a sua comunidade educativa para homenagear os seus melhores alunos e também uma aluna pelos seus resultados em atividades extracurriculares.
Foram também homenageados os professores aposentados no último ano letivo.
Tudo isto aconteceu numa grande festa onde os alunos foram os principais atores e que contou com a participação do Rancho Folclórico de Gondifelos e do Grupo Musical "Pedra d'Água".

Vejam como foi esta magnífica noite de festa no nosso Agrupamento:



_____
Imagem: José Oliveira, Pedro Dias
Edição: Pedro Dias
Produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O Magusto em Outiz


O dia de S. Martinho na escola de Outiz foi na segunda-feira, dia 11 de novembro. Participaram os alunos, professores, mães e a auxiliar da escola.  
Fizeram algumas tradições e brincadeiras como: saltar à fogueira, comer castanhas, beber sumos, sujar a cara, cantar, brincar e dançar. 
Tudo isto para celebrarmos o S. Martinho. 
Foi muito divertido e fixe.
Eduarda Afonso, 2º ano

Vejam como foi:

o magusto em Gondifelos


No passado dia 11 foi dia de S. Martinho e nenhuma escola deixou passar o dia sem o seu Magusto.

Em Gondifelos, o S. Martinho também não foi esquecido.
O ditado popular refere que “toda a festa quer véspera” e como tal a semana anterior foi aproveitada pelos alunos do 1º ciclo e familiares para a realização da embalagem que recebesse as castanhas. Esta, tinha de ser executada com materiais reciclados, como é tradição encontrar nas feiras e festas da época.
Surgiram importantes “obras de arte” que ornamentaram o átrio exterior da escola P3 durante uma semana. Professores e comunidade apreciaram com satisfação os dotes artísticos da comunidade.
Após dias de chuva intensa, mais uma vez S. Martinho fez o “milagre” e presenteou-nos o dia 11 de novembro com sol radioso para possibilitar a comemoração deste dia, tão esperado pelos alunos.
Durante a manhã, várias atividades relacionadas com a efeméride foram desenvolvidas na sala de aula das turmas de pré-escolar e 1º ciclo. À tarde todos os alunos, com entusiasmo e alegria, se reuniram no pavilhão da escola P3 para assistir à lendária dramatização de S. Martinho por brilhantes atores (os alunos do 4º ano). Os alunos do 3º ano apresentaram os provérbios recolhidos junto da família e os mais pequeninos, do pré-escolar, exibiram os seus dotes musicais com canções alusivas ao tema. De seguida o recreio exterior foi o palco da brincadeira: roda à volta das castanhas a assar na fogueira, saltos por cima dela, fumo, euforia, ...
As castanhas ficaram assadas e prontas para colocar nos cartuchos. Estavam “quentinhas e boas” acompanhadas pelo sumo. A brincadeira continuou e  enfarruscaram as mãos e a cara uns dos outros.  Foi um dia de alegria, satisfação e tradição.
______
Imagem: Adelina Oliveira
Edição:Pedro Dias
Produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O Magusto em Cavalões


No passado dia 11 foi dia de S. Martinho e nenhuma escola deixou passar o dia sem o seu Magusto.

Em Cavalões o dia acordou solarengo. São Pedro e São Martinho fizeram umas tréguas e os dias de chuva deram lugar a um sol radioso e quentinho.  São Martinho estava em festa, comemorava o seu dia e nós, aqui na escola, também quisemos participar nos festejos com diversas atividades alusivas a este dia.

Da parte da manhã visualizamos a tradicional lenda de São Martinho, no quadro interactivo, e dedicamos algum tempo à expressão plástica. Fizemos cartuchos para aconchegar as castanhas quentinhas que iriamos assar mais tarde.  Enfeitamos os cartuchos com a "Maria Castanha" e cada um de nós completou o trabalho com enfeites a seu gosto.  Para completar as "brincadeiras" da manhã cantamos uma canção alusiva a este dia.

À tarde, com a colaboração de alguns pais, assaram-se as castanhas num fogareiro para estas ficarem menos enfarruscadas e não nos sujarem as mãozinhas delicadas. Enquanto o perfume das castanhas assadas pairava no ar, fizemos uma fogueira com caruma para que todos pudéssemos pôr à prova a nossa capacidade de saltar sem nos queimarmos. Depois das castanhas assadas todos se deliciaram com este fruto do outono tão saboroso e perfumado. Para ajudar a empurrar as castanhas bebemos sumo de laranja.

Já o sol começava a querer fugir quando nós começamos a saltar à fogueira. No fim, com a cinza que restou enfarruscamo-nos todos de tal maneira que quase só se viam os olhos.

Foi sem dúvida um dia diferente e bastante divertido.
___
imagem: José Oliveira
edição: José Oliveira
produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos