terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Lendas Portuguesas

Os alunos do 3º ano andam a explorar lendas portuguesas e partilham aqui convosco algumas das que foram descobrindo. Vejam estes dois exemplos:

_______
narração: Inês Gonçalves e Rodrigo Dias
vídeo: Pedro Dias
edição: Pedro Dias
produção: Agrupamento de escolas de Gondifelos


_______
narração: Ana Ribeiro e Fábio Ferreira
vídeo: Pedro Dias
edição: Pedro Dias
produção: Agrupamento de escolas de Gondifelos

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Workshop de Escrita Criativa

Tal como já referimos anteriormente, os alunos do nosso agrupamento estão este ano envolvidos num projeto que une o nosso agrupamento com a empresa de distribuição de energia elétrica CEVE.

Neste projeto os alunos do primeiro ciclo (em especial os do 3º e 4º ano) e os alunos do segundo ciclo irão criar um livro infantil sobre a temática da poupança de energia.

Para ajudar, o escritor Pedro Chagas tem andado pelas escolas a dar dicas de como escrever e representar as personagens e a história. Assim o trabalho é mais fácil e certamente fica melhor. Estes workshops são muito divertidos e animados e deles têm saído verdadeiras obras de arte literária que muito tem dificultado o trabalho àqueles que terão de escolher as melhores histórias. 

Vejam alguns momentos da passagem pela escola de Outiz do escritor Pedro Chagas e dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos no "workshop" de escrita criativa.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Sensibilização e rastreio ao Daltonismo

Procurando que a escola seja o mais inclusiva possível, conforme prevê o Projeto Educativo do Agrupamento, foram promovidas sessões de sensibilização para a doença do daltonismo, que também complementadas com que um rastreio visual aplicado a todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Gondifelos.

A concretização deste projeto surgiu a convite da CEVE, Cooperativa Elétrica do Vale d’Este CRL, a empresa responsável pelo serviço de eletricidade no território afeto ao Agrupamento de Escolas de Gondifelos. Assim, com a colaboração de técnicas da ColorADD Social, uma Associação que tem como objetivo principal promover a integração social e a assistência em particular das pessoas portadoras de cegueira para a cor, permitiu aos alunos, desde o pré-escolar ao 9º ano, perceber em que consiste o daltonismo e os constrangimentos que acarreta na qualidade de vida dos seus portadores, ficando ainda a conhecer diferentes tipos de daltonismo (monocromacias, dicromacias e tricromacias anómalas).
Assim sendo, no dia 9 de novembro, na escola de Gondifelos,  as técnicas, apresentaram um código gráfico que ajuda os daltónicos a identificar as cores e que foi criado pelo designer português Miguel Neiva, estando difundido por vários países do mundo. O código revoluciona a vida de milhões de pessoas e "o daltónico olha para um dado objecto, uma peça de roupa ou um sinal de trânsito, por exemplo, e através dos símbolos nele colocados consegue distinguir as cores”.

Com o rastreio que complementou as palestras e onde o teste de cores de Ishihara teve um papel relevante, pretendeu-se verificar até que ponto esta doença, que afeta cerca de 5% da população masculina, sendo rara entre a feminina, passando muitas vezes despercebida na fase inicial ao próprio doente, está a prejudicar alguns alunos da escola.

Como não podia deixar de ser, a ícaroTV esteve presente e registou o evento e no final até entrevistou as técnicas da ColorADD, bem como a representante da CEVE. Vejam:



sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A bruxa Trabília

Era uma vez uma bruxa muito atrapalhada. Ela chamava-se Trabília.

A bruxa Trabília era má e atrapalhada. Tinha um rosto feio, com verrugas, um nariz empinado e o cabelo era curto e preto. As suas roupas eram escuras e rotas e o chapéu pontiagudo tinha uma aranha grande e preta na ponta.

Certo dia, a bruxa Trabília pegou nos seus instrumentos mágicos, na sua vassoura e no seu animal de estimação que era um gato preto, e foi passar umas férias num bosque escondido e escuro, afastado da vila onde vivia.

Como não tinha casa nesse bosque, a bruxa Trabília decidiu pegar no seu caldeirão e fazer um feitiço para criar uma casa que ela pudesse transportar de um lado para o outro.

Então, depois de ter consultado o seu livro antigo de feitiços, disse ao seu gato para ir ao lago e trazer um sapo verde e gordo. Depois, pegou na poção do chapéu fumegante, no sapo verde e gordo, num fio do seu cabelo e juntou tudo no caldeirão. No livro de feitiços dizia para se mexer a mistura com os pelos de vassoura.

Mas, como ela era muito atrapalhada, mexeu o caldeirão com o pau da vassoura e fez o feitiço de desaparecimento e desapareceu para sempre.


Texto de Tatiana Pereira, 4º ano EB1 de Cavalões

terça-feira, 10 de novembro de 2015

A bruxa misteriosa

Era uma vez uma bruxa misteriosa que se chamava Fredegunda.

Fredegunda era igual a tantas outras bruxas: tinha o cabelo como a palha, só tinha um dente e uma enorme verruga na ponta do nariz pontiagudo. Porém, era uma bruxa trapalhona mas muito simpática e misteriosa.

Vivia numa gruta com três animais de estimação: o gato Renato que gostava de um sapato, o rato que queria comer um pato e o sapo que adorava o Renato. Na sua gruta, ela guardava as suas vassouras, os seus livros de magia, a lareira e o caldeirão onde fazia magia em cima de uma grande mesa de ferro.

Ela tinha duas irmãs: a Ariana e a Fredagulha que eram iguaizinhas a si, só que os feitiços delas resultavam sempre mas os seus não. Todos os dias tentava mas em vão… falhava sempre.

Certo dia, quando a Fredegunda estava a vestir o seu chapéu que tinha um cinto dourado, o seu vestido roxo e os seus sapatos verdes de tacão, o gato Renato que gostava do sapato assustou-se com um fantasma que passou pela gruta, deu um salto e o seu rabo caiu mesmo em cima de um cato. Ouch! ai!
Fredegunda pensou que isto era um aviso de que algo mau iria acontecer e mais uma vez tentou fazer um feitiço, usando as palavras mágicas que lera no seu livro de feitiços: ABRACADONGE, que esta gruta voe para bem longe! Mas nada aconteceu…tudo ficou no mesmo lugar. Depois de muitaaaaaaaaaaas tentativas, quando já estava a desistir, o gato Renato que gostava de um sapato, o rato que queria comer um pato e o sapo que adorava o Renato deram as patinhas à Fredegunda e em coro gritaram: ABRACADONGE, que esta gruta voe para bem longe!

Brrr boom! A gruta levantou voo e, num instante, os quatro estavam a voar no céu azul, sem nuvens. Todos adoraram a viagem e nunca mais quiseram aterrar.

Desde esse dia, Fredegunda passou a chamar à sua gruta “A Gruta Voadora da bruxa Fredegunda” e nunca mais sentiu medo em fazer feitiços.

Texto escrito por Beatriz Aguiar, 4.º ano 34CAV


segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Felicidade

Os alunos do 4º ano da escola de Gondifelos participaram no concurso de leitura expressiva promovido pela biblioteca da escola.
Em conjunto com a professora Lúcia Meira criaram o poema "Felicidade".

Vejam como ficou:
Felicidade

Felicidade…
É amizade!
Felicidade…
É bondade!
Felicidade…
É calor do amor!
Felicidade…
É sorrir!
Felicidade…
É divertir!
Felicidade…
É doar e amar!
Felicidade…
É carinho e paixão
Receber muitos
Mimos Do coração!
Felicidade…
É um sentimento lindo
Dá vontade de estudar, brincar
E com os amigos estar
Felicidade…
É viver
Sem medo ter!
Felicidade…
É ter alimentação,
Saúde, energia
E bom coração!
Felicidade…
É lutar…
É viver sem tristeza
E os sonhos alcançar
Felicidade…
É paz…
É ternura e alegria
E viver em harmonia.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Poesia na escola - O Avião

Os alunos do quarto ano da escola de Outiz estiveram nas últimas semanas a preparar uma poesia para partilhar com os colegas.

Eles encontraram o poema "O Avião" de António Couto Viana no manual de Português e memorizaram as quadras. Também ilustraram a sua quadra e no fim foi só juntar o trabalho de todos para elaborar este vídeo.

Vejam como ficou e comentem.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

projeto "Poupa Energia Ganha o teu Futuro"

Os alunos do nosso agrupamento estão este ano envolvidos num projeto que une o nosso agrupamento com a empresa de distribuição de energia elétrica CEVE.

Neste projeto os alunos do primeiro ciclo (em especial os do 3º e 4º ano) e os alunos do segundo ciclo irão criar um livro infantil sobre a temática da poupança de energia.

Para ajudar, a artista plástica Joana Brito e o escritor Pedro Chagas têm andado pelas escolas a dar dicas de como escrever e representar as personagens e a história. Assim o trabalho é mais fácil e certamente fica melhor.

Vejam alguns momentos da passagem pela escola de Outiz da artista plástica e dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos no "workshop" de expressões plásticas.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

início do ano letivo em Cavalões

Os alunos de Cavalões também iniciaram as aulas com muita alegria e diversão.
Foi muito bom reencontrar os colegas dos anos anteriores bem como receber os amigos mais novos do primeiro ano.
No fim até puderam levar para casa uma bela surpresa, preparada pelas professoras.

Esta é a reportagem que eles fizeram do primeiro dia de aulas.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Entrevista ao presidente da Câmara Municipal

No dia 24 de setembro tivemos a visita ao nosso agrupamento do Dr. Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de  Vila Nova de Famalicão.
Fizemos-lhe algumas perguntas para ficar a conhecê-lo melhor e ficar a saber o que é o programa “Aproximar Educação” (Municipalização).
Em breve chegará a reportagem desse dia. Para já vejam o que ele nos respondeu:


_______
reportagem: Lara Sá, Eduarda Costa
vídeo: Rodrigo Dias, Ruben Gonçalves
edição: Pedro Dias
produção: Agrupamento de escolas de Gondifelos

domingo, 20 de setembro de 2015

Novo ano letivo, mais vídeos!

O novo ano letivo já começou no agrupamento de escolas de Gondifelos.

Este ano a ícaroTV não podia deixar de mostrar as atividades, as descobertas e as aprendizagens dos nossos alunos.
Acompanhem-nos ao longo do ano e partilhem com os vossos amigos o trabalho dos nossos alunos.

Para já fiquem com um "cheirinho" do que foi o primeiro dia de aulas dos alunos de Outiz.



terça-feira, 2 de junho de 2015

Dia da Criança - Outiz

Em Outiz os alunos do Jardim de infância, da escola do 1º Ciclo e da creche Guia juntaram-se para festejar o dia da criança.
Com a colaboração da Associação de Pais de Outiz e da Casa da Guia foi possível proporcionar uma tarde de alegria e diversão a todas as crianças que estudam na freguesia de Outiz.


sexta-feira, 22 de maio de 2015

5º Fórum AEG

A 5º edição do “Fórum AEG” realiza-se no dia 27 de maio, na escola sede do Agrupamento, integrado nas atividades do Mês da Família, sendo este ano subordinado à temática “A comunicação em contexto escolar”.

Com a participação de todos os atores do processo educativo e também de outros elementos da comunidade envolvente, pretende-se refletir e discutir sobre as práticas do Agrupamento no que toca à promoção da comunicação para aproximação e envolvimento dos diferentes elementos da comunidade na vida da organização com vista a promover a melhor qualidade do serviço educativo a proporcionar aos nossos alunos,bem como para dar notícia e a divulgar as boas práticas com vista à partilha e ao enriquecimento com o trabalho desenvolvido por cada um. Pretende-se ainda, estudar e perceber como é que a comunicação deve ser utilizada para se tornar um verdadeiro veículo indutor da mudança e da evolução da organização e instrumento para a motivação das equipas de trabalho.

Vejam o programa e apareçam!

sábado, 16 de maio de 2015

Entrevista a D. Ximenes Belo

Os alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Gondifelos tiveram o privilégio de falar com o Prémio Nobel da Paz D. Carlos Ximenes Belo.

Ao longo de uma tarde ele foi recebido pelos alunos, professores e individualidades da nossa comunidade Educativa. As câmaras da ÍcaroTV seguiram-no para todo o lado e em breve poderão ver a recordação deste dia tão especial.
D. Ximenes Belo falou com pais, professores e em especial com os alunos do agrupamento. Primeiro encontrou-se com os alunos do 1º Ciclo, depois conversou com os alunos mais velhos, do 2º e 3º ciclo. Também teve tempo de ficar a conhecer um pouco da escola sede e, apesar de ter a sua agenda cheia, ainda teve tempo para ser entrevistado pelos nossos alunos.

Com muita amabilidade respondeu às nossas questões (idealizadas pelos alunos na sala de aulas ao longo dos dias anteriores) colocadas pelos nossos repórteres. Ficamos a saber muito mais sobre a sua vida e obra, sobre o que pensa acerca da paz e como vê as família de hoje.

Vejam a entrevista:

A lenda de Timor

No dia 15 de maio, o nosso agrupamento foi visitado por um ilustre homem agraciado com o prémio Nobel da Paz: D. Ximenes Belo.
Ao longo de uma tarde os alunos tiveram a oportunidade de ouvir falar e de fazer várias perguntas ao Bispo Emérito timorense. Foi um momento de aprendizagem muito belo e onde todos trouxeram algo de novo e significativo par oferecer.

Para presentear D. Ximenes Belo, os alunos prepararam uma música interpretada por todos os alunos do 1º ciclo, uma poesia declamada por alguns alunos em nome dos colegas e os alunos do 2º e do 3º ano da EB1 de Outiz mostraram uma animação feita por eles durante as atividades de "Competências de Leitura e Escrita" onde contam a lenda de Timor.



segunda-feira, 11 de maio de 2015

Inauguração do Jardim de Infância de Gondifelos

No dia 17 de março de 2015 a ÍcaroTV foi à inauguração do Jardim de infância de Gondifelos.
Aquela velha escola que servira para 1º e 2º ciclos agora serve de infantário para a comunidade.
Havia muitos repórteres porque só a Ícaro TV era pouco para cobrir esta grande obra.

O Sr. padre David benzeu com uma pequena leitura e depois descerrou-se a bandeira e apareceu a placa comemorativa da inauguração do infantário.

O espaço do edifício era gigante para um infantário porque já lá tinham estado o 1º e 2º ciclos. Nas salas havia várias atividades. Numa sala cantou-se, noutra mostrou-se o projeto:«A família a contar histórias»,desta vez com a história do «Capuchinho Vermelho». A seguir passamos à sala de educação física. Lá estavam os meninos a tentar encestar num pequeno cesto de basquetebol.

Todas essas salas estavam muito bem decoradas com desenhos, galinhas de palha, cata-ventos de cartolina, etc. Na parte de fora uma arquiteta chamada Salomé utilizou uns lápis de cor para substituir os pilares. Num pequeno hall coberto havia algumas obras de arte feitas pelos mais pequenos. Nesse pequeno hall também tinha uma senhora feita de mapas e outra de flores.

Depois foi altura dos discursos onde as individualidades falaram acerca da importância deste edifício para a comunidade.

A seguir todos tiveram um lanche com ovos de chocolate, amêndoas, scones, bolo e algumas bebidas.

De seguida a Ícaro TV entrevistou o Dr. Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Famalicão e o Dr. Jones, diretor do Agrupamento de Escolas de Gondifelos. Todos referiram que esta construção foi muito importante para a comunidade porque serve para as crianças aprenderem mais e melhor.

Vejam o vídeo/resumo do evento:

domingo, 3 de maio de 2015

obrigado, mãe

Neste dia especial os nossos meninos não quiseram deixar passar a oportunidade para agradecer às mães tudo aquilo que elas fazem pelos seus filhos.

Aqui fica o registo:

sexta-feira, 24 de abril de 2015

sexta-feira, 17 de abril de 2015

3º Congresso "Literacia, Media e Cidadania"

A ÍcaroTV esteve presente no 3º Congresso "Literacia, Media e Cidadania", em Lisboa.

Podem consultar aqui apresentação do projeto:

Ou ver a apresentação, aqui:



quinta-feira, 9 de abril de 2015

B(iblio) English Sessions

“One, two, three, it’s Story Time for you and me! IUPI!” =) 
Chamo-me Sandra Mónica Mesquita Ribeiro, nasci na República Federal da Alemanha e sou licenciada em Ensino de Inglês e Alemão. 
[...]Tal é o gosto pela área do SABER FAZER SER e pelo marcar da diferença no campo do ensino que em 2008/2009, consegui finalmente dar vida ao meu desejo de infância de um dia vir a ser “Contadora de Histórias” (cumprindo assim a promessa que fizera ao meu avô materno), através da implementação do Projeto B(iblio) English – do qual sou autora e única dinamizadora até ao presente momento. Mas a concretização deste sonho - que nasceu quase logo que abracei o desafio de lecionar Inglês no 1º CEB - não teria sido possível se desde logo a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão se não tivessem prestado a apoiar incondicionalmente o projeto [...].



O projeto tem como público-alvo os alunos do 1º CEB do concelho e por isso mesmo tem corrido o Município de Vila Nova de Famalicão de lés a lés - desde a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, passando pelos respetivos Polos e pelas diferentes Bibliotecas Escolares, chegando mesmo até às mais diversas salas de aula das Escolas do Município![...] 
Os diferentes títulos de histórias, áudio-histórias ou filmes são escolhidos por mim e têm sempre uma razão de ser: ou são em função do(s) “Special Day(s)” trabalhado(s) naquele mês, ou então têm a ver com alguma particularidade trabalhada naquela altura do ano letivo. 

Desta vez, [...] providenciei uma «“Next Stop: Fairyland!” Session» aos meninos do Pré-Escolar do JI de Outiz e aos meninos do 1º e 2º Anos da EB1 de Outiz, dinamizando a história “Guess how much I love you!”, de Sam McBratney;


 ... e uma «“Welcome to Bookzania!” Session» aos meninos do 3º e 4º Anos, dinamizando a história “Love, Splat”, de Rob Scotton.


Este projeto [...] também disponibiliza um chamado “My English Corner” na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, que se encontra apetrechado de alguns materiais em Língua Inglesa (desde livros, CDs, DVDs, etc.) para que os Alunos, Professores e Encarregados de Educação do Município de Vila Nova de Famalicão possam levar um pedacinho do projeto para casa sempre que assim o desejem, disfrutando a seu belo prazer da possibilidade de requisitar alguns dos mais motivadores recursos que existem no que concerne a Língua Inglesa.





“Glory, glory, the end of the Story!...
Vitória, vitória, acabou-se a história!
História acabada, a boca está cheia de marmelada!

A história terminou, palmas:
- para quem a contou (Teacher Monika),
- para quem convidou (os meus caros colegas Rosa Dias & Pedro Dias),
- para quem deixou [o Leitor(a)]
- e para quem muito bem se comportou e a história magnificamente recontou!”
(porque “Quem conta um conto acrescenta sempre o seu ponto!”)


Lots of kisses, Teacher Monika Ribeiro =)

segunda-feira, 6 de abril de 2015

o amor é...

--> Este é o poema que a turma 3GOND fez para o concurso de leitura expressiva  na biblioteca, no dia 10 de fevereiro.
Como já tem sido costume esta turma voltou a ter um vencedor neste concurso.

Vejam o que os meninos do 3º ano pensam sobre o amor:

O AMOR É…
Pouco a pouco juntar
Com esforço e dedicação
No quadro negro com giz,
Ou no caderno já com rasgão
As letras que formam…
Pai.
O amor é…
As lembranças sempre presentes
A voz que identificamos
No barulho da multidão.
Aquela a quem amamos
O nome que não esquecemos…
Mãe. 

O amor é...
Ajudar o companheiro
A melhorar a ortografia,
Dar-lhe um abraço apertado
Que entendeu a geometria,
Entender o seu silêncio…
Entre amigos.

O amor é…
Ajudar o colega
A ler com expressividade
Valorizar os seus progressos
Com muita, muita amizade
A tudo estar atento…
Como irmão.


O amor é…
Saber pedir e agradecer
Saber ouvir e responder
Saber falar e calar
Saber amar e perdoar
Saber rir e chorar.
Saber ABRAÇAR.


Profª Mª Lúcia Meira e alunos da turma 3ºano de Gondifelos

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Mostra Associativa de Outiz

O Agrupamento de Escolas de Gondifelos iniciou um ciclo de participações nas Mostras de Associativismo, desta feita, em articulação com a Associação de Pais de Outiz, encontrando assim mais um meio de colaborar com a comunidade e de, em simultâneo, dar notícia da dinâmica e da qualidade do serviço prestado pelo Agrupamento.
Efetivamente, a Direção, docentes, pessoal não docente, e alunos do pré-escolar e do 1º ciclo de Outiz juntaram-se à repetiva Associação de Pais, para enriquecer a Mostra de Associativismo, promovida pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal e realizada nos dias 14 e 15 de Março, no Solar de Gemunde, em Outiz.

Assim, enquanto a Associação de Pais se responsabilizou pela dinamização de um bar que teve uma grande adesão por parte dos visitantes, contribuindo assim para a angariação de fundos que ajudará a Associação na concretização das atividades a promover, em articulação com as respetivas escolas, bem como para a melhoria das condições dos estabelecimentos de ensino que tem vindo a realizar, foi montada uma uma tenda de apresentação da dinâmica do Agrupamento e em particular das escolas envolvidas diretamente nesta Mostra, apresentando filmes e diferentes tipos de trabalho realizados pelos alunos. Muitas outras associações e empresas de Outiz não deixaram passar a oportunidade para mostrar um pouco daquilo que têm para fazer e trazer à comunidade.

No primeiro dia os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as associações de Outiz, bem como participar num torneio do jogo da malha, assistir a atuações dos alunos da escola EB1 e dos Jardins de Infância de Outiz, celebrar a eucaristia em comunidade, ouvir fados e cantares das Janeiras. No Domingo, dia 15, estavam preparadas as atividades exteriores ao Solar de Gemunde, local onde se realizou a mostra. Logo pela manhã começou o 1º Raid Primavera OTZ-Bike, com centenas de participantes que exploraram os montes de Outiz. Logo de seguida deu-se a partida para o 1º Passeio TT em Outiz. Desta vez, dezenas de entusiastas pelo todo-terreno superaram as provas que a organização tinha preparado para eles.

Entretanto, no Solar de Gemunde, houve aulas de Zumba e Danças Latinas para todos os presentes e mais para o final do dia os visitantes foram brindados com um espetáculo de concetinas!

A ícaroTV, com os seus elementos trajados a rigor, foi mais uma razão de orgulho para todos e uma presença constante na mostra que fez concorrência aos meios de comunicação profissionais que acompanharam os acontecimentos.



quarta-feira, 1 de abril de 2015

BIBLIOTECA ESCOLAR: UM MAPA DE IDEIAS

Nesta biblioteca escolar
podemos encontrar
belos príncipes e princesas
em castelos de encantar.
Revolvemos as histórias
Escritas,... coloridas,
E com muitas fantasias
E há que sonhar, sonhar,... 
Há poderosos guerreiros
Bruxas e feiticeiros...
Não nos causam medos,
Nem tão pouco arrepios,
Conhecemos os enredos,
Tornámo-nos seus amigos. 
Exploramos a lua...
Brincamos com as estrelas,...
Viajamos no espaço,
Não no veloz foguetão
Mas com muita, muita imaginação. 
Pesquisamos na net...
Conhecemos animais, vegetais,
Fungos e minerais.
Partilhamos conhecimentos
Com professores e colegas
E nada de aborrecimentos. 
Vemos um bom filme,
Escutamos declamações,
Dão-nos calma e energia
Estas diversões... 
Aos nossos amigos,
Com boas maneiras,
Damos a conhecer
Este mapa de ideias.

sábado, 28 de março de 2015

Famílias Leitoras

Educação Especial dramatiza uma história

Mais uma vez a mãe de uma aluna veio à turma ler uma história para as crianças, no âmbito do projeto  ”Famílias Leitoras- um conto para ti”.

Mas desta vez foi diferente e interessante.
Foi no dia 11 de março que a professora Glória Cabreiro, mãe da Diana Araújo, veio à nossa escola e se fez acompanhar por colegas e alunos da Educação Especial, do Agrupamento de Escolas C. C. Branco. 

Cuidadosamente trouxeram interessantes adereços e cenários que com desinibição e grande expressividade foram usados pelos oito atores (alunos da Educação Especial) para representar  “A Princesa Beija-Flor “, ao mesmo tempo que a história era lida pela mãe da Diana.
Trata-se de uma história inédita criada pela equipa da Educação especial e ilustrada pelos alunos/atores.

Todos os que assistiram a esta brilhante atuação na biblioteca:  alunos desta turma de 3º ano, alunos do 4º ano, alunos da Educação Especial do nosso agrupamento,  professores e assistentes operacionais,  ficaram encantados com a desenvoltura revelada por estes atores.
Finalmente, cada um deles foi presenteado com uma pequena poesia de agradecimento por tão importante momento que nos ofereceu.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Mensagem de Páscoa

Numa altura de interrupção das atividades letivas, o nosso diretor não quis deixar passar esta época sem nos trazer uns votos de boa Páscoa.
Vejam:




quarta-feira, 25 de março de 2015

As Profissões na Escola - Modelista

Continuando a exploração das profissões na escola, os alunos receberam mais um encarregado de educação para falar sobre a sua atividade profissional. Desta vez a mãe da Alexandra veio à escola falar sobre o que uma modelista faz e como se produzem peças de vestuário, desde a ideia até à peça final.
O Gonçalo fez a narração do dia:

         No dia 2 março, de manhã, veio uma modelista chamada Paula Santos à nossa escola.
         Ela falou do seu trabalho na sala 1 da escola de Outiz. Ela mostrou muitas coisas como moldes, modelos de calções e o que ela usa quando está a fazer peças de roupa: réguas para fazer os desenhos, lápis, borrachas, uma mesa digitalizadora para fazer as peças de roupa e a plotter que era uma máquina que passava os desenhos do computador para o papel. Também mostrou imagens do seu computador. 
        As disciplinas que mais usa no seu trabalho são a matemática e o inglês.
         Eu aprendi o que fazem as modelistas.
         Eu achei interessante porque eu aprendi coisas novas.

Gonçalo Pinheiro, 3º ano,
EB1 de Outiz



segunda-feira, 23 de março de 2015

dia do Pai


Os alunos do 3º ano de Gondifelos inspiraram-se para celebrar o Dia do Pai.
Vejamos os seus dotes poéticos e após isso o trabalho pronto.
Ao melhor pai do mundo
Tenho uma prenda para dar com paixão
Ofereço a lembrança
Com muito amor e dedicação
Dinis Machado



Ao meu querido paizinho
Meu grande, grande amigo!
Gosto muito de ti
Quero estar sempre contigo. 
Ao meu querido paizinho
Um segredo vou contar,
Fiz um lindo presentinho
Que a si vou entregar. 
Pedirei ao Bom Deus
Muitas vezes todo o dia:
-Proteger o meu paizinho
Para eu ter muita alegria.
Renato Ribeiro



Pai
Pai, amigo
Pai, amigo, protetor
Pai, amigo, protetor, carinhoso
Pai, amigo, protetor, carinhoso, amoroso
Pai, amigo, protetor, carinhoso, amoroso e bondoso.
Isabel Dias

domingo, 22 de março de 2015

Visita à Casa-Museu Camilo Castelo Branco

No dia 27 de fevereiro (sexta-feira), eu e a minha turma fomos visitar a casa de Camilo Castelo Branco. 
Lá, nós vimos muitas coisas. À entrada, nós vimos uma namoradeira que era onde os rapazes e as raparigas conversavam e a acácia do Jorge, que era onde ele tocava flauta. 
Quando chegámos à casa de Camilo, uma senhora mostrou-nos toda a casa onde ele viveu. Aprendemos que ele casou com uma mulher chamada Joaquina, que ele teve uma filha com ela, e quando tinha 19 anos, apaixonou-se por Ana Plácido, de quem teve dois filhos: Jorge e Nuno. Como Ana Plácido era casada com Manuel Pinheiro Alves, Camilo e Ana foram presos porque cometeram o crime do adultério. Na prisão, Camilo Castelo Branco escreveu um dos seus maiores romances: «Amor de perdição». Quando Manuel Pinheiro Alves morreu, os dois saíram da prisão. 
Na casa de Camilo, nós vimos muitas salas e a nossa guia mostrou-nos objetos que faziam parte do mobiliário daquela altura e aprendemos que Camilo jogava bilhar e às cartas com os amigos. Ele tinha um amigo que era cego e quando ele ia visitar Camilo, ele rasgava papeizinhos. Também vimos o quarto onde Camilo e Ana Plácido dormiam e descobrimos que eles dormiam separados por causa de Camilo escrever de noite sem incomodar a sua esposa e vimos lá um sanitário que era onde se fazia necessidades naquele tempo. 
Depois de irmos à cozinha fomos a um museu que tinha coisas de Camilo Castelo Branco que nós podíamos comprar. 
Passaram os anos e Camilo ficou cego. Foi lá um doutor que disse para ele ir para o Gerês. Camilo Castelo Branco pediu a Ana Plácido para acompanhar o doutor à porta e nesse espaço de tempo, Camilo suicidou-se com uma pistola. 
No museu, nós fizemos algumas perguntas à nossa guia e fomos embora para o autocarro muito mais curiosos por conhecer mais coisas sobre os nossos antepassados. 
Foi uma visita muito interessante porque aprendemos coisas novas.
Gonçalo Miranda, 4º ano, EB1 de Outiz




quinta-feira, 12 de março de 2015

Crianças de Gondifelos solidárias com Timor-Leste

Após uma visita à nossa escola da Irmã Fátima Campos, religiosa de Gondifelos numa missão em Timor-Leste, os alunos do 3º ano de Gondifelos tomaram a iniciativa, na festa de Natal do 1º Ciclo, oferecerem livros e brinquedos às crianças que estão ao cuidado da ordem religiosa a que a Irmã Fátima Campos pertence.
Passamos a transcrever a sua mensagem de agradecimento:

“Foi com muita alegria que recebemos os embrulhos que nos enviaram da escola de Gondifelos, sala do terceiro ano. 
Agradeço profundamente, em nome pessoal e das crianças, este gesto tão bonito e significativo. Ainda não os abrimos pois estou à espera de estar com as crianças para o fazer com elas.  
Como já sabem, aqui em Timor o ano letivo inicia em janeiro, dia 12 na escola pública e no nosso centro educativo vai iniciar no dia 19.  Temos um Centro Educativo "Madre Trindade" (nome da nossa fundadora) com ensino Pré-escolar e atividades dos tempos livres A.T.L do 1 e 2º ciclos. Estou a pensar levar os embrulhos para este centro que tem uma turma do 3º ano e oferecer para esta sala e outras (onde for necessário). Este centro fica muito longe de Dili, (Lacluta, depois de Viqueque) mais para o interior, nas montanhas... 
Tenho a certeza que as crianças e as Irmãs vão ficar muito contentes. Por isso, quando lá for levo os presentes para os abrir com as crianças e, nessa altura, tirarei fotos para enviar e mostrarem aos nossos amigos do terceiro ano. Também nessa altura escreverei uma cartinha para eles e para os pais, para lhes agradecer tão simpático e generoso gesto de solidariedade e partilha.
Mais uma vez, obrigada! 
Os meus cumprimentos e que Deus os guarde a todos e às famílias.”

Alunos do 3º ano de Gondifelos,
professores: Lúcia Meira e José Oliveira

quarta-feira, 11 de março de 2015

Mostra Associativa em Outiz

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em articulação com as associações da freguesia de Outiz, organiza nos próximos dias 14 e 15 de março a primeira Mostra Associativa.

Este evento procura dar a conhecer os valores, os costumes e as tradições desta freguesia famalicense e o trabalho do seu tecido associativo. Desta vez é a freguesia de Outiz que irá mostrar aquilo que faz.

As nossas escolas (EB1 e Jardim de Infância) estarão presentes e contam com a vossa visita para ficarem a conhecer todas as ofertas disponíveis para as crianças e pais, bem como os trabalhos realizados ao longo dos últimos anos. Há surpresas preparadas para todos aqueles que passarem, em especial no sábado à tarde, pelo Solar de Gemunde, em Outiz.

Como não podia deixar de ser, a ícaroTV marcará presença neste evento e desafia todos a procurar os nossos repórteres e a deixar uma mensagem a toda a nossa comunidade.



terça-feira, 10 de março de 2015

Poesia na sala de aulas - Tenho um cãozinho

A Beatriz do 2º ano da escola de Outiz adora animais - em especial cães - e por isso memorizou a poesia "Tenho um cãozinho" de José Jorge Letria.

Vejam como ficou:

sexta-feira, 6 de março de 2015

Uma nova amiga

         Uma vez eu estava no parque, a andar de baloiço quando uma menina veio ter comigo. Ela estava com um vestido cor-de-rosa, umas sapatilhas cor-de-rosa, ela tinha o cabelo castanho claro, uns olhos azuis brilhantes e era baixinha.
         - Olá, eu sou a Ana , e tu quem és?
         - Olá, eu sou a Cátia. Olha, queres ser minha amiga?
         - Está bem. Posso andar um bocadinho no baloiço?
         - Sim, claro.
         A Cátia deixou-a andar. Quando a Ana estava a ir para o baloiço, tropeçou numa caixa e eu perguntei.
         - Estás bem?
         - Sim, só caí aqui nesta caixa.
         - Espera ai posso ver o que tens aí dentro?
         - Sim, claro.
         Eu fui ver e lá dentro tinha uma chave. Eu disse:
         - Acho que sei onde esta chave encaixa.
         Ela disse:
         - Vamos lá ver o que esconde essa chave.
         Chegamos a minha casa e a chave encaixou numa fechadura do meu quarto.          Subimos as escadas e fomos ter ao meu sótão. Eu meti a chave na fechadura e abriu-se uma porta secreta!
         Havia um carrinho e nós saltamos lá para dentro, a porta fechou-se e nós as duas dissemos:
         - Ficamos presas, ficamos presas!
         Descemos e fomos ter a uma sala enorme que tinha uma biblioteca e muitas engenhocas.       Depois de limparmos aquele pó todo ainda demorarmos 6 meses a por aquilo mais bonito e começamos a passar lá o tempo depois das aulas e ao fim-de-semana.

Eduarda Afonso Silva Costa
3º Ano,  EB1 de Outiz

quarta-feira, 4 de março de 2015

O Consultor Informático

Os alunos estão a aprender as profissões e alguns pais têm passado pela escola para falar acerca das suas profissões. Há uns dias o pai da Alexandra visitou a escola de Outiz e explicou muito bem o que faz um consultor informático e até o que é a cadeia de abastecimento. Vejam o texto da Andreia sobre este dia:

Entrevista a um Consultor Informático
No dia 13 de Fevereiro de manhã veio o senhor Francisco Lopes. Ele tem 48 anos, nasceu na Alemanha, tem três filhos e vive em Cavalões.
Na sala 1 ele explicou qual era a sua profissão: consultor informático. Ele mostrou o computador com que ele trabalha e que ele chama o "bicho". Mostrou que a cadeia de abastecimento era o seu trabalho. Ele deu como exemplo o leite achocolatado. Eu aprendi o que era uma cadeia de abastecimento.
Eu achei complicado porque era muita coisa para a minha cabeça.


Andreia da Silva, 3º ano, EB1 de Outiz

sábado, 21 de fevereiro de 2015

O Carnaval na escola

Nós, os alunos da escola de Outiz, na sexta-feira dia 13 de fevereiro fizemos um cortejo. Participaram os alunos do infantário, os professores e as auxiliares. Passamos por vários sítios como as ruas de Outiz e pela ciclovia.
Foi um dia divertido para todos nós porque fomos mascarados, de várias personagens.
Quando chegamos do cortejo descansamos e na parte da tarde vimos um filme chamado “A Idade do Gelo”.
Eu achei muito divertido e gostaria de poder fazer mais vezes esta atividade. Também gostei muito de andar mascarada pois é um dia diferente e fazemos coisas extraordinárias.
Eduarda Costa, 3º ano, EB1 de Outiz

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Chegou o Inverno

Os alunos do 2º e do 3º ano da EB1 de Outiz, com a ajuda da professora Diana, aprenderam e ensaiaram uma música sobre o Inverno.

Juntaram uns desenhos à melodia e o resultado foi este:
O vídeo também está a servir para participar no projeto de eTwinning (CoolTV), por isso podem ligar as legendas e ver como ficou.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Baile e concurso de Máscaras em Outiz

Mais uma vez  a Associação de Pais da Escola e Jardim de Infância de Outiz vai organizar  um jantar/baile de Carnaval.
Este ano esta atividade é organizada em conjunto com a Creche e Jardim de Infância Nossa Senhora da Guia e conta com a participação de toda a comunidade local.

Os participantes poderão jantar e participar no concurso de máscaras para os quais há valiosos prémios a distribuir pelos melhores mascarados.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Estórias da nossa história #5

Continuando a aventura dos nossos alunos pela história de Portugal e pelos diferentes tipos de texto, a turma do 4º ano da escola de Outiz produziu uma pequena dramatização sobre a lenda do milagre das rosas. A peça de teatro foi apresentada na festa de natal da escola e do jardim de infância de Outiz.

Fiquem então com o quinto episódio da nova série da ícaroTV: Estórias da nossa História.

Vejam:

____
créditos:
Jogral/narrador: Gonçalo
D. Dinis: Francisco
D. Isabel: Bruna
servo de D. Dinis: António
servo de D. Isabel: Vítor
pobre #1: Afonso
pobre #2: José
povo #1: João
povo #2: Rúben 
texto: alunos do 4º an e excertos do "livro de leitura da 4ª classe"
vídeo: Pedro Dias
edição: Pedro Dias
produção: Agrumento de escolas de Gondifelos

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Estórias da nossa história #4

Continuando a aventura dos nossos alunos pela história de Portugal, este é o resumo feito pelo Francisco sobre a trágica história de D. Pedro e Inês de Castro.
 Fiquem então com o quarto episódio da nova série da ícaroTV: Estórias da nossa História.

Vejam:

____
créditos:
texto: Francisco Cruz
imagens 1, 3, 4, 6, 7, 8 e 9: Wikipedia
imagem 2: Heráldica Real Portuguesa
imagem 5: Kerl Briullov (1834)
vídeo: Pedro Dias
edição: Pedro Dias
produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos

sábado, 3 de janeiro de 2015

Corta-mato escolar 2014

No final do período passado realizou-se mais um tradicional corta-mato escolar.
Novamente, os alunos do pré-escolar ao terceiro ciclo participaram em diferentes provas que procuravam conhecer os alunos mais rápidos nos diferentes escalões e que procuravam promover hábitos saudáveis entre os nossos alunos. Vejam as classificações finais e a nossa reportagem alargada: