sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Pais na escola - talhante

     No dia quinze de fevereiro, a turma do segundo e primeiro ano da escola de Outiz recebeu na sala mais um encarregado de educação para falar sobre o seu trabalho. O senhor Fernando Pereira, do talho Santa Marinha, veio falar sobre o seu trabalho no mundo das carnes frias e dos enchidos.

    Ele começou por explicar o que faz no seu talho, que ferramentas usa e que produtos vende. Também aproveitou para partilhar uma das suas paixões -os enchidos- e explicou como se faz uma chouriça. Todos escutaram com muita atenção e no final ainda tinham algumas perguntas a fazer.

     No fim a Inês, filha do senhor Fernando, concluiu a visita do pai com uma entrevista.

    Ora vejam:


quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Pais na Escola - bordadora

     No dia seis de fevereiro, mais uma vez, a turma do segundo e primeiro ano da escola de Outiz recebeu um encarregado de educação para falar sobre o seu trabalho. Foi a vez da senhora Susana Carvalho falar sobre o seu trabalho na empresa Bordados Noel.

    A senhora Susana explicou quais são as máquinas com que trabalha na empresa de bordados, mostrou os diferentes produtos que a empresa faz e ainda lembrou alguns perigos e cuidados que é preciso ter neste trabalho.

    Os alunos ouviram com muita atenção e tiveram algumas perguntas a fazer sobre o trabalho de uma "bordadeira".

     No fim a Eduarda, filha da senhora Susana, concluiu a visita da mãe com uma breve entrevista.

    Ora vejam:


quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Pais na escola - responsável de logística

     No dia sete de fevereiro foi a vez da turma do segundo e primeiro ano da escola de Outiz receber mais um encarregados de educação para falar sobre o seu trabalho.
     Neste dia os alunos ficaram a conhecer o senhor Alex Palmeira que apaixonadamente falou sobre a sua profissão: responsável de logística na loja IKEA de Braga.

     O senhor Alex falou sobre a origem da empresa, como foi a infância do fundador do IKEA, explicou um pouco a cultura empresarial desta empresa sueca e também mostrou algumas das ferramentas que usa no seu dia-a-dia.

    Os alunos escutaram muito atentos e sempre que podiam faziam algumas perguntas pertinentes para ficar a saber mais sobre esta fascinante profissão. Foi muito interessante ficar a conhecer "o outro lado" de uma loja que alguns meninos já conheciam apenas do "lado de fora".

     No final o Pedro, filho do senhor Alex, rematou a reportagem com uma breve entrevista.

    Ora vejam:


quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Pais na escola - transformadora de alimentos e cozinheira

No primeiro dia de fevereiro a turma do segundo e primeiro ano da escola de Outiz recebeu mais um par de encarregados de educação para ficar a conhecer mais duas profissões.
Desta vez duas mães vieram falar sobre o que fazem uma transformadora de alimentos e uma cozinheira.

A dona Paula, que trabalha na empresa "meia.dúzia", explicou quais são as funções de uma transformadora de alimentos, quantas bisnagas de compota faz por dia e quais são as ferramentas que usa no seu dia-a-dia.
A dona Helena, que trabalha no restaurante "taberna do Penedo" também explicou porque gosta tanto do que faz, quantos pratos prepara por dia e até falou na dúzia de panelões que tem na sua cozinha.

Ao longo de meia hora as mães falaram acerca dos seus trabalhos e responderam a algumas questões que os alunos curiosamente iam colocando. No final a Matilde ainda aproveitou para fazer algumas perguntas à sua mãe seus pais e terminar com estilo esta reportagem.

Ora vejam: