sexta-feira, 19 de abril de 2019

A visita de estudo à Lacti Louro



No dia 8 de março, à tarde, os alunos das escolas de Cavalões e Outiz e do Jardim de Infância de Outiz foram de autocarro visitar a fábrica dos queijos “Dom Villas”. À chegada encontramos um belo edifício que alberga a fábrica e os serviços administrativos da Lacti Louro.
Os alunos foram divididos em dois grupos e o nosso grupo começou a visita pela fábrica. Entretanto o outro grupo começou a visita pela sala de reuniões. Nós fomos para uma sala onde havia um armário e uma porta que levava a uma saída de emergência do edifício. Lá vestiram-nos batas e colocaram-nos toucas porque, como explicou o engenheiro Pedro Leite, a higiene e segurança alimentar são muito importantes. Foram-nos dadas 3 regras: em primeiro lugar não fazer barulho; levantar o dedo para questionar e por fim, mas não menos importante, não correr.

Daí em diante entramos numa sala onde tinha o pasteurizador. Esta máquina servia para eliminar todas as bactérias que possam existir no leite. Depois vimos um grande cuba. Esta era uma máquina que, com a devida receita, transforma leite líquido em coalhada. A seguir entramos noutra sala onde se encontravam as câmaras de cura em que os queijos ficavam armazenados a cerca de 6 graus durante 2 semanas para depois serem embalados e enviados para os supermercados. Na sala de cura estavam vários tipos de queijo. Por fim, passamos pela sala onde os queijos eram embalados e etiquetados e fizemos várias perguntas às funcionárias que também estavam a trabalhar de bata e touca. Na sala seguinte foram recolhidas as batas e as toucas pois tínhamos abandonado a parte fabril da empresa.

De seguida entramos numa sala de reuniões onde nos explicaram todo o processo que o leite sofre desde que sai da vaca até ser transformado em queijo. Ficamos a conhecer a história desta empresa de sucesso do nosso concelho e descobrimos que esta fábrica produz vários tipos e marcas de queijo: a mais conhecida é a “Dom Villas”, mas também têm a marca “Villinhas”, que é um queijo feito a pensar nas crianças. Também aprendemos que a Lacti Louro exporta queijo para Espanha, Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Lituânia, EUA, Canadá, Peru, México, África do Sul e Líbano!

A visita terminou com dois deliciosos mimos oferecidos pela Lacti Louro: um delicioso lanche saudável e um queijinho para levarmos para nossa casa.

Entretanto alguns colegas ainda tiveram tempo de fazer uma breve entrevista com a D. Isabel Soares que respondeu a todas as nossas perguntas.

E foi assim que, sensibilizados para a importância de incluir este alimento nos nossos lanches diários, ficamos a saber muitas coisas novas sobre este derivado do leite.