O senhor Joaquim recebeu-nos na sua quinta e ofereceu-nos um chapéu e um porta-chaves e mostrou-nos os seus animais. Começamos a visita pela “Maternidade” onde havia alguns vitelos com menos de uma semana de vida. Todos nós fizemos “festinhas” a alguns vitelos que lá estavam. Em seguida fomos ver os bovinos juvenis. Continuamos a visita, vendo um monte enorme de silagem. A silagem é a comida dos bovinos da quinta e era armazenada, junto com a ração, em cilindros gigantes.
Mais à frente vimos cerca de 650 bovinos, dos quais 300 eram vacas prenhas. Nós descobrimos que as vacas comem aproximadamente 30kg de silagem e 5kg de erva e outros compostos por dia. Cada vaca produz, em média, 30 litros de leite por dia. Os bovinos também nos dão outros produtos como pele (couro) e carne. No meio do pavilhão havia uma sala de ordenha. Este lugar é onde se extrai o leite às vacas com o auxílio de máquinas complicadas de usar. Aquele espaço tem dois corredores divididos em 20 lugares para as vacas, que permitia ordenhar 40 vacas de cada vez. A senhora Filomena explicou que primeiro tinham de desinfetar as tetas das vacas e só depois é que se extraia o leite.
Nós fizemos uma entrevista ao senhor Joaquim que respondeu atenciosamente às nossas perguntas.
No final tivemos a oportunidade de subir e entrar num trator monstruoso e recebemos, cada um, uma caneta de oferta. Antes de voltar para o autocarro tiramos uma fotografia para recordar este dia.
Nós gostamos muito desta visita porque aprendemos mais sobre a pecuária e curiosidades sobre o gado bovino.
______
créditos:
texto e narração: alunos do 3º e 4º ano da EB1 de Outiz (2017/2018)
vídeo: Pedro Dias
música: Far Away - MK2
edição: alunos do 3º e 4º ano da EB1 de Outiz (2017/2018)
produção: Agrupamento de Escolas de Gondifelos
1 comentário:
Foi muito divertida esta visita.
Enviar um comentário